sexta-feira, 15 de março de 2013

"Sem a música, a vida seria um erro."



  O conceito de música define-se como “a arte de conjugar sensível e logicamente uma combinação de sons e silêncios” – isto no sentido literal da palavra – porém, a música, é muito mais que isso como todos sabemos.
 Hoje em dia, onde quer que estejamos, a música está sempre presente. Esta arte tem a capacidade de mudar o nosso estado de espírito (tristeza para alegria ou o inverso, por exemplo), recordar bons e os maus momentos, unir-nos a pessoas, lembrar-nos de lugares… e também contribui para o desenvolvimento do ser humano (como já foi provado por vários especialistas).
 Atrevo-me a dizer que nesta fase da minha vida (juventude, portanto), a música tem um papel crucial. Penso que não existe nenhum jovem (ou se existe é uma ínfima parte) que passe um dia sem ouvir uma canção, seja ela de que estilo for. Estilos musicais!? Pois... o rock, pop, blues, jazz, country, hip-hop, reggae, clássica, funk e tantos outros.  Aqui mostra-se a diversidade (que é indiscutível) e de certa forma a qualidade (que depende do ponto de vista de cada um, pois claro!) desta maravilha. E é mesmo “na qualidade” que reside a discussão. 
 Ora, a qualidade de cada “estilo musical” é muito relativa (se bem que temos uma certa tendência para achar o contrário). Então porquê? Da mesma forma que, numa determinada sociedade com uma certa cultura, um comportamento pode ser certo e este último noutra sociedade com outros valores e princípios é errado, também na música, cada um, pode rotular “o boa música” e a “má música”, parece-me razoável, não? Sendo assim, temos é que aceitar e respeitar as escolhas musicais de cada um, esperando que façam o mesmo connosco.
  Sendo assim, é absolutamente indubitável a importância desta arte na nossa sociedade. Há toda uma complexidade nela que a distingue de cultura para cultura, de sociedade para sociedade. Estamos perante uma riqueza a nível cultural, uma mais-valia para o Homem e é impossível dispensá-la da nossa vida. Por essa mesma razão, para mim (e para toda a Humanidade, presume-se) a frase citada por
Friedrich Nietzsche faz todo o sentido: "Sem a música, a vida seria um erro."
Teresa 

Sem comentários:

Enviar um comentário