sexta-feira, 15 de março de 2013

Aculturação



Aculturação é um termo criado para designar as mudanças que podem acontecer numa sociedade perante a sua fusão com elementos culturais externos.
Generalizando a aculturação é sempre um fenómeno de imposição cultural. Não só se trata de aculturação quando duas culturas são absorvidas uma pela outra formando uma nova cultura diferente, mas também quando existe absorção de uma cultura pela outra, onde essa nova cultura terá aspectos da cultura inicial e da cultura absorvida, não destruindo a identidade social e local dessa cultura.
O processo de aculturação tornou-se mais evidente a partir dos Descobrimentos, devido à colonização de certas regiões.



Hoje em dia a aculturação é considerada proveniente de uma necessidade de informação e busca de aspectos culturais por parte de vários povos. Trata-se de um processo de aquisição que ocorre por meio de vários grupos de culturas diversas, permitindo que indivíduos de uma cultura aprendam o comportamento, as tradições de indivíduos de outra cultura.
É errado pensar que uma cultura desaparece por completo após sofrer influências de outra cultura, a cultura morre com o seu povo e muitas vezes, até se fortalece com a união com outras culturas.
Na minha opinião a aculturação dá-se porque nenhum povo consegue viver constantemente isolado, assim recorre á cultura, processo dinâmico em constante formação e expansão, para interagir. 




Marta  Vilela

Sem comentários:

Enviar um comentário