terça-feira, 12 de março de 2013

Aculturação

  A cultura é uma parte distinta do Homem, pode-se dizer que sem a cultura, o Homem é apenas mais um ser vivo entre os milhões que vivem no planeta. A medida que o tempo foi passando, o número de seres humanos foi aumentando e como consequência, milhares de culturas se desenvolveram e prosperaram sem nunca terem comunicado entre si.
  Hoje-em-dia a situação é diferente, as diferentes culturas comunicam entre si, de tal forma que certas culturas se misturam, dando origem a novas culturas, a este processo chamamos de aculturação. A aculturação é um termo criado para designar as mudanças que podem acontecer numa sociedade através da sua fusão com elementos culturais externos, esta fusão ocorre normalmente  de forma involuntária, por meio de dominação política, militar ou religiosa. Neste processo uma certa cultura «superior» impõe-se a outra cultura «inferior», a cultura resultante tem características das duas culturas. 
 
  Um exemplo de um processo de aculturação é a formação da cultura brasileira, esta cultura teve origem através de vários processos de aculturação ao longo da história: a língua falada no Brasil é o português (de origem europeia), o famoso Carnaval brasileiro é de origem africana, o vocabulário brasileiro está cheio de palavras de origem americana, etc.

  Nos dias que correm todo o mundo está a sofrer uma espécie de aculturação gigante, graças ao meios de comunicação que permitem que as mais diferentes culturas interagem e troquem impressões, facilitando o processo de aculturação na medida em que permite que uma certa cultura absorva o melhor da outra cultura e vice-versa. Actualmente a aculturação está intrínseca na sociedade humana, o Homem já está habituado; e já adoptou certas características de uma cultura estrangeira como se tivesse sido sempre a sua cultura, (uma pessoa chinesa já aprende a falar inglês desde criança, apesar de não ser a sua língua materna).
  
Para concluir deixo-vos com o videoclip da musica dos Rammstein «Amerika» que fala sobre este tema.





André Guimarães nº16 12ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário