domingo, 10 de março de 2013

Os grupos - agentes de socialização


Socialização

A socialização refere-se ao processo pelos quais os indivíduos a adquirirem o saber, as habilidades e as motivações que lhes permitem integrar-se na sociedade. É uma aprendizagem que ocorre ao longo de todo o desenvolvimento da personalidade. É um processo contínuo que nunca se dá por terminado, realizando-se através da comunicação
A socialização é, portanto, um processo fundamental não apenas para a integração do indivíduo na sua sociedade, mas também, para a continuidade dos sistemas sociais.
há dois tipos de socialização:

• socialização primária, ocorre na infância com grande intensidade e caracteriza-se pela aquisição de regras e condutas básicas da vida social (alimentação, higiene, linguagem, autonomia,normas e interdições);
• a socialização secundária, ocorre na vida adulta com menor intensidade e está ligada à integração plena na vida social activa e aos ajustamentos decorrentes de alterações nos estatutos e papéis (profissão, família,...).
Em conclusão, a socialização primária refere-se à assimilação dos saberes de base enquanto a socialização secundária, diz respeito à aquisição de saberes especializados.


No meio de tudo isto encontramos os agentes de socialização, que são grupos que possibilitam a assimilação da cultura e da integração social.
Um dos efeitos da interacção dos grupos mais estudado pela dinâmica dos grupos é o da influência, em particular os efeitos de conformismo e de obediência.
Enquanto o conformismo se manifesta na obediência à pressão social (sociedade ou grupo), o inconformismo manifesta-se na independência de atitudes e comportamentos. A não-conformidade inclui comportamentos desviantes positivos (dinamismo cultural) e negativos.



Um bom exemplo de inconformismo é o Movimento Pacifista de Jonh Lennon.
A maioria de nós conhece John Lennon como um músico famoso que iniciou a sua carreira como vocalista e guitarrista dos Beatles e Yoko Ono como artista plástica que se tornou mais conhecida quando iniciou um relacionamento com John. Encontrei um bom documentário que retrata o movimento pacifista deste casal. O documentário dá-se no período entre os anos 1966 a 1976 e mostra uma década em que Richard Nixon, presidente dos EUA, comandava a Guerra do Vietname e, por isso, teve de enfrentar a opinião pública, o movimento pacifista, a luta pelos direitos civis, movimentos políticos e principalmente os artistas que inflamavam a população contra as suas decisões, dentre eles, John Lennon, um dos mais notórios. John Lennon e Yoko Ono tornam-se activistas convictos e consequentemente ícones da luta contra a Guerra do Vietname.
É neste contexto de provocações que John e Yoko mudam-se para Nova Iorque, considerado o epicentro artístico do mundo ocidental naquela altura. Johnn alia-se a outros activistas  como o líder do grupo Panteras Negras Bobby Seale e o casal  começa a participar em concertos promovidos contra a guerra e em eventos contra culturais de todas as espécies, seja pela afirmação dos direitos políticos dos negros e das mulheres, seja em espectáculos de protesto contra a prisão de activistas  além de apoiarem os democratas nas eleições de 1972 dos EUA.
Diante disto, Johnn Lennon foi julgado pela sua condição de estrangeiro que usufruía dos benefícios da potência imperialista, enquanto desmoralizava os seus líderes políticos, em retaliação à sua posição de "figura pública com opinião". Lennon tornou-se alvo preferencial de Nixon e de J. Edgar Hoover, director do FBI. A agência espionou o músico e levantou um grande dossier e tudo isto culminou num processo de deportação do casal  pelo departamento de imigração que usou como justificação uma apreensão de droga na Inglaterra, anos antes. Essa situação durou quase dois anos, até o conhecido escândalo Watergate afastar Nixon do poder.
O outro assunto relatado no documentário que destaco, por se tratar de um tema arquivístico, é o acesso aos documentos. É mostrado no final do documentário a dificuldade de acesso aos documentos sobre John Lennon e é citada ainda a lei de 1966, dos USA, sobre acesso a informação.

Deixo aqui o trailer do documentário, e a sua fiche técnica com o respectivo link do site oficial do mesmo.


Ficha Técnica:
Título Original: The USA X John Lennon
Título em português: Os EUA X John Lennon
Direção: David Leaf, John Scheinfeld
Fotografia: James Mathers
Origem: Estados Unidos
Ano de produção: 2006
Elenco: Depoimentos de: Walter Cronkite, Mario Cuomo, Angela Davis, G. Gordon Liddy, George McGovern, May Pang, Geraldo Rivera, John Lennon, Yoko Ono, Richard Nixon, J. Edgar Hoover, Ron Kovic, Gore Vidal, Bobby Seale.
Idioma: Inglês
Duração: 99 minutos
Gênero: Documentário, Biografia
Estúdio: Lionsgate Films
Site oficial do documentário: http://www.theusversusjohnlennon.com/site/


Pessoalmente, foi uma surpresa descobrir, por meio deste documentário, que John Lennon foi considerado uma ameaça aos USA, bem como, a sua vida foi intensamente investigada pelo FBI. Já sabia que John Lennon e Yoko Ono fizeram parte do movimento pacifista dos EUA e que sempre se posicionaram contra a guerra do Vietname  mas não que isso se tornara motivo para os EUA considerarem John um "inimigo público", na verdade, assim o chamavam, mas era de fato inimigo do governo republicano, de Nixon.

Maria João 


Sem comentários:

Enviar um comentário