terça-feira, 12 de março de 2013

Estereótipos


O estereótipo pode ser entendido como a generalização excessiva e indevida acerca de um comportamento, característica, atitude ou qualidade relativa a um determinado grupo étnico, que em principio resulta numa avaliação negativa da questão em causa.
Deriva de duas palavras gregas, stereos e typos compondo "impressão sólida",e é usado principalmente para definir e limitar pessoas ou grupos de pessoas na sociedade, funcionando como um motivador para o preconceito e a discriminação.
Por vezes os estereótipos apesar de encerrarem avaliações negativas, os objetivos destes poderão ser aparentemente positivos, isto poderá acontecer, por exemplo, quando alguém diz que os negros são musicais ou que os judeus são solidários entre si. Estas avaliações poderão trazer consigo a conotação de que, no 1º caso, os negros serão pouco dotados para outro tipo de trabalhos, e que, no 2º caso, aquele povo segrega outras comunidades.
É por vezes difícil de estabelecer uma fronteira entre estereótipo e realidade objetiva, mas no entanto qualquer generalização exagerada relativamente a um grupo étnico mesmo quando baseada em estatísticas ou estudos científicos é considerada um estereótipo, o facto de uma grande parte de um grupo social possuir uma característica específica, não determina que todos os membros daquele grupo possuam essa característica.
Quando falamos em estereótipo não poderemos deixar de parte o preconceito, este traduz a apreensão de uma série de crenças e valores que são aplicados a determinadas realidades antes que essas sejam objetivamente vividas ou avaliadas.
Apesar de tudo muitos estereótipos são necessários para a relação social, funcionando por vezes como guias de comportamento e códigos de comunicação, como é o caso dos conceitos de idade, sexo, profissão, religião, classe social, etc., que ajudam, por um lado, a prever comportamentos e , por outro, ajudam ao estabelecimento de laços entre as pessoas.  

Vitor Leite 12º B

Sem comentários:

Enviar um comentário