sexta-feira, 15 de março de 2013

Psicologia do Futebol




Tal como os factores físicos, tácticos e técnicos, os factores psicológicos são também um factor de treino, porque as capacidades psicológicas são treináveis, são passíveis de serem desenvolvidas e optimizadas com o treino adequado, tal como as capacidades físicas, tácticas e técnicas.
A maior distinção entre os factores psicológicos e os restantes está possivelmente relacionada com o facto de só há relativamente pouco tempo se ter atribuído a devida importância àquilo que é a Psicologia do Futebol.
As capacidades psicológicas sempre estiveram presentes no futebol. Tanto nos treinadores e jogadores de antigamente como nos da actualidade. E no passado como no presente, quem as domina e treina melhor está mais perto do sucesso e do alcançar dos seus objectivos. No entanto, só recentemente e mesmo assim, e numa quantidade reduzida, existem clubes, treinadores e jogadores a considerarem o factor psicológico como mais um factor de treino. Nem mais nem menos importante do que os restantes.
O treino dos factores psicológicos baseia-se em aspectos científicos (a psicologia é uma ciência social que estuda o comportamento humano) e fazem parte dos factores de treino psicológico capacidades como a motivação, confiança, concentração, regulação da activação psicológica, regulação da agressividade, regulação do stress, dinâmica de grupo, coesão de grupo, liderança e comunicação.



A anseidade é um dos comportamentos que um futubolista tem, normalmente em jogos de grande importancia.
Esta ansiedade é um conjunto de reações fisiológicas e cognitivas que são interpretadas como uma emoção pelo jogador.A reação de ansiedade frente a uma situação ameaçadora não provoca nenhum dano ao organismo, mas um estado de superativação emocional crônica é problemática, quando o indivíduo superestima o perigo e subestima os recursos pessoais.
Aumento no batimento cardíaco, eriçar de pêlos, aumento da frequência respiratória, rigidez muscular e diminuição na acuidade visual são algumas das principais reações fisiológicas que aparecem diante de situações de ansiedade. Na esfera cognitiva temos: diminuição da capacidade de manter a atenção difusa (em vários estímulos ao mesmo tempo), diminuição da concentração (manter a atenção em um estímulo por um período de tempo alongado), aumento do tempo de reação (normalmente relacionado a insegurança), aumento de respostas de antecipadas (normalmente mal calculadas), aumento da agressividade, vontade de fugir da situação vivida e sensações de medo, angústia ou desespero.




“Defendo a globalização do trabalho, a não separação das componentes físicas, tácticas, técnicas e psicológicas, pelo que o lado psicológico é fundamental.” (José Mourinho, 2004)


Gil Soares

Sem comentários:

Enviar um comentário