quarta-feira, 13 de março de 2013

Conformismo



A interacção grupal provoca na dinâmica dos grupos os efeitos de conformismo e obediência. O conformismo é um modo de influência social que resulta do facto de um indivíduo mudar o seu comportamento, atitudes por efeito de pressão do grupo em que se insere, é portanto uma forma de interacção, um processo de influência inerente ao funcionamento dos grupos.
No nosso quotidiano, como exemplo, quando acabamos de ver um filme, do qual não gostámos muito, com o nosso grupo de amigos, mas se este manifestar uma opinião positiva acerca do filme, sentimo-nos pressionados a concordar ou a ficar em silêncio para não discordar da maioria. Trata-se de um comportamento conformista.


A experiência mais famosa e histórica deste processo é a de Asch, na qual um grupo de oito indivíduos (dos quais 7 são cúmplices e apenas um deles é efectivamente o sujeito experimental, considerado o sujeito ingénuo) é convidado a comparar uma linha padrão com outras 3 linhas desiguais, em que apenas uma delas é igual à linha padrão. Cada um dos 8 participantes da uma resposta em voz alta, sendo que o sujeito ingénuo é sempre o último a responder.
Apesar da situação não conter qualquer tipo de ambiguidade e ser muito objectiva, as respostas conformistas eram numerosas.  Apenas, aproximadamente um terço do grupo manteve-se independente às pressões do grupo, dando assim respostas correctas.

"Conformismo é a sabedoria colectiva da ignorância individual."

Gabriela Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário