quinta-feira, 14 de março de 2013

A relatividade cultural



     A cultura não passa da conjunção de diversos elementos, tais como, conhecimentos, crenças, valores, leis, normas, formas de expressão, costumes, práticas sociais… Assim sendo, não há homem sem cultura e nem todos os homens têm a mesma cultura, dando-nos conta da universalidade e da diversidade cultural.

    O homem é um elemento importante para a cultura, pois, este “é um produto e um produtor de cultura”. A cultura é fundamental na criação do ser humano, na medida em que é o agente da sua construção, a cultura vai influenciar a forma como cada um pensa, sente e se comporta o que nos mostra que ele é um produto mas, por outro lado, é um produtor já que é um transmissor e transformador, porque este tem o livre arbítrio de tomar as suas decisões sobre o que é certo ou errado, e o que será ou não melhor para si, transformando assim o meio em que vive, adaptando-se a ele e adaptando-se a si.

    A cultura varia no espaço e no tempo, varia de lugar para lugar, varia com épocas e momentos históricos o que compromete a universalidade e diversidade cultural, o que nos leva a concluir que a cultura evoluiu podendo esta ser por mudanças sociais ou por contactos com outras culturas, esta ultima designada por aculturação. A nossa e qualquer cultura atual não passa de contínuos processos de aculturação.
Filipa Faria

Sem comentários:

Enviar um comentário