sexta-feira, 9 de novembro de 2012

O que separa o Homem do Animal


    Muitos dos animais existentes na Terra agem essencialmente por reflexos e instintos, atuando de acordo com as características da sua espécie. Porém, existem outros que, para além dessas características, revelam também outras, tais como: a inteligência, a criatividade e o improviso. 
    Assim, existem animais que, perante situações problemáticas, fazem uso da inteligência, pois são capazes de encontrar soluções criativas que as satisfaçam por via da improvisação. Este facto foi constatado nas experiências realizadas com chimpanzés, pelo psicólogo Kohler, onde os animais foram colocados numa situação em que tiveram de recorrer ao improviso para conseguirem alcançar o alimento. Numa das experiências, um chimpanzé utilizou caixotes para conseguir chegar à banana que estava a uma altura que não lhe era alcançável. Noutra situação, outro chimpanzé solucionou o problema encaixado um bambu no outro.
Contudo, podemos afirmar que a inteligência animal é concreta, pois esta, de certa forma, centra-se demasiado na experiência vivida, pois o animal não é capaz de inventar e aperfeiçoar um determinado instrumento e até mesmo, de o conservar para uso posterior. Apenas é capaz de utilizar determinado objecto para satisfazer um problema de seu interesse. Com estas atitudes, o animal não adquire experiência, apenas se limita a resolver uma situação problemática.
   O Homem é um ser dotado de inteligência abstrata e, por isso, só ele é que tem o poder de transformar a natureza, promovendo a criação da cultura. Contudo, para que o Homem possa criar uma cultura, é necessário que este seja possuidor de uma linguagem simbólica. É a linguagem simbólica que, de certa forma, distancia o Homem do animal, pois, é a partir dela que o Homem se envolve de forma abstrata com o mundo que o rodeia. É através da linguagem por meio de símbolos que os humanos podem dialogar entre si e compreenderem as mensagens, uns dos outros. Contudo, isto não significa que os animais não possuam linguagem, porém, estes não fazem uso dela noutras situações para além daquela onde surge, pois a sua linguagem é normalmente adquirida através da aprendizagem condicionada de um reflexo.
   Porém, a questão que agora se coloca é: se não houver input linguístico é possível que as crianças falem? Tal como podemos constatar no filme “O Menino Selvagem”, baseado numa história verídica, o mecanismo da linguagem para ser  ativado, as crianças têm de crescer num ambiente linguístico, caso contrário não aprenderão a falar. Desta forma, o meio e as influências também são um fator muito importante para que o Homem se humanize e se desenvolva como tal, caso contrário, dependendo das influências, pode reagir de forma desumanizada, assemelhando-se ao meio onde está inserido (sociedade). 
   Assim, podemos concluir que tanto o homem como o animal são dotados de inteligência, porém, são de caráter divergente, sendo que o animal possui inteligência concreta e o humano possui inteligência abstrata. Contudo, se o ser humano não tiver contacto com os outros seres humanos, este não desenvolve formas de pensar, de sentir e de agir próprias dos seres humanos.


Filipa Alexandra Faria

Sem comentários:

Enviar um comentário