terça-feira, 27 de novembro de 2012

Democracia

    Democracia vem da palavra grega "demos" que significa povo.
   A democracia é um regime político no qual o poder maioritário é exercido por todos os cidadãos, através de representantes eleitos pelo povo. É um conjunto de princípios e práticas que protegem a liberdade humana.
   A democracia tem como principal função proteger os direitos humanos fundamentais, como a liberdade de expressão e religião, o direito de protecção legal igual e o direito de organizar e participar plenamente na vida política, económica e cultural da sociedade.




  Na democracia, regularmente se fazem eleições, abertas a todos os cidadãos. Ao contrário da ditadura, as eleições não sofrem censura ou corrupção, o que mostra que na democracia, as decisões são tomadas, direta ou indiretamente por todos os cidadãos, maioritariamente.
   Na democracia, os militares têm como dever proteger o país, não representam nenhuma tendência política nem grupo étnico ou social. A sua lealdade manifesta-se em relação aos ideais do país, ao estado de direito e ao princípio da própria democracia. Podem certamente participar igualmente na vida política do seu país como qualquer outro cidadão, mas, individualmente, como leitores.
   A democracia apoia a existência de uma imprensa livre, ou seja, o direito de liberdade de expressão, um dos grandes direitos do homem:
   - O governo é responsável pelos seus atos e os cidadãos esperam ser informados sobre as decisões que os seus governos tomam em seu nome. A imprensa tem uma função supervisora do governo, ajudando os cidadãos, informando-os;
   - Através das informações da imprensa, cada cidadão pode atualizar o seu pensamento sobre determinado partido ou representante político. Este acesso de jornalistas a reuniões e documentos públicos é garantido pelo governo, e não colocam restrições previas sobre aquilo que os jornalistas podem ou não escrever.
   
   Todos os seres humanos nascem com direitos inalienáveis. Estes direitos permitem que as pessoas consigam uma vida digna. Sendo assim, nenhum governo pode conferi-los, mas todos os governos devem protege-los.
   A liberdade fornecida pela democracia, sobre uma base de justiça, tolerância, dignidade e respeito, com igualdade perante diferentes etnias, religiões ou classes sociais, permite que as pessoas possam viver em paz.



http://pt.wikipedia.org/wiki/Democracia

Luís Moreira

Sem comentários:

Enviar um comentário