Jean Piaget (1896-1980) foi um psicólogo e filósofo suíço, conhecido pelo seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil. Este revolucionou a teoria do desenvolvimento intelectual. Entende-se por desenvolvimento intelectual tudo que está relacionado com a origem do conhecimento. Convém esclarecer que as teorias de Piaget têm demonstrações em bases científicas. Ou seja, ele não somente descreveu o processo de desenvolvimento da inteligência mas, experimentalmente, comprovou as suas teses.
Piaget dá ao Homem um papel activo na construção do conhecimento e do desenvolvimento. O que quer isto dizer ? Bem, no fundo ele afirma que o organismo tem, ao nascer, um património genético que permite interagir com as experiências que vão acontecendo. A partir daqui acontece um processo adaptativo através da assimilação de conhecimento numa dinâmica interactiva entre o individuo e o meio. Quanto melhor for esta adaptação ao meio, mais a sua inteligência progride no sentido de um pensamento cada vez mais complexo.
Para Piaget os estádios e períodos do desenvolvimento cógnitivo caracterizam as diferentes maneiras do indivíduo interagir com a realidade, ou seja, de organizar os seus conhecimentos visando a sua adaptação. Piaget divide toda a evolução da criança em 4 estádios:
- Estádio sensório-motor (dos 0 aos 18/24 meses);
- Estádio pré-operatório (dos 2 aos 7 anos);
- Estádio das operações concretas (dos 7 aos 11/12 anos);
- Estádio das operações formais (dos 11/12 aos 15/16 anos);
Estádio sensório-motor: a actividade intelectual da criança é de natureza sensorial e motora. A principal característica deste período é a ausência da função semiótica, isto é, a criança não representa mentalmente os objectos. A sua acção é directa sobre eles (procurar um guizo escondido, alcançar a bola, entre outros)
Estádio pré-operatório: nesta fase ocorre a capacidade de substituir um objecto ou acontecimento por uma representação. Neste estádio a criança já não depende unicamente de suas sensações, dos seus movimentos, mas já associa uma imagem/palavra daquilo que ele significa (o objecto ausente). Assim este estádio é também muito conhecido como o estágio da Inteligência Simbólica.
Estádio das operações concretas: No estádio das operações concretas, a criança tem um pensamento lógico com a capacidade de fazer operações mentais. Isto é, a criança organiza o pensamento em estruturas de conjunto e os seus raciocínios lógicos são também reversíveis.
Estádio das operações formais: caracteriza-se por um pensamento abstracto e pelo exercício de raciocínios hipotético-dedutivos. Assim, o adolescente desprende-se do real, sem precisar de se apoiar em factos, pode pensar abstractamente e deduzir mentalmente sobre várias hipóteses que se colocam.
Resumir a teoria de Jean Piaget não é uma tarefa fácil, visto que a sua obra tem mais páginas que a Enciclopédia Britânica.
“Há uma inteligência antes da linguagem, mas não há pensamento” Piaget
Bibliografia:
http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/psicologia/psicologia_trabalhos/cresccriancapiaget.htm
http://pt.scribd.com/doc/4850104/Piaget
Maria João
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