quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

O cérebro



Função motora,aprendizagem,inteligência,linguagem,memória,estrutura física subjacente da mente,função sensorial,pensamento,emoções,consciência,personalidade,persepção…
Poderia enumerar muitas mais palavras para defenir apenas uma. De que se trata ?

Pois bem, é o cérebro, apesar deste não parecer um dos órgãos mais fascinantes do nosso corpo, não é exagero considerá-lo como o órgão mais importante do corpo humano.
A sua complexidade baseia-se não só nas funções motoras e sensoriais como também possibilita muitas outras mais complexas, nomeadamente, o pensamento,as emoções, a memória e a consciência.

Grande parte do funcionamento do cérebro permanece indecifrável, pois para além da sua complexidade é particularmente extenso, pelo que ainda estamos longe de nos conhecermos verdadeiramente e talvez nunca o iremos conseguir “O cérebro irá sempre, certamente, suplantar o seu próprio intelecto”

Descobrir o modo de funcionamento do cérebro é, naturalmente, a mais árdua tarefa com que se tem confrontado a ciência, pois uma parte dos processos que decorrem no cérebro é determinada pela nossa herança genética e outra pelo mundo que nos envolve. No entanto o desenvolvimento prolongado deste órgão nunca irá esgotar as suas capacidades.

A singularidade do cérebro humano deve-se à dimensão relativa do córtex cerebral “ O homem é o animal em que, relativamente à dimensão do corpo, a espessura cortical é maior”, o que leva o cérebro humano a apresentar um maior grau de desenvolvimento.  

O olhar da psicologia:
Os seres humanos quando nascem , o seu  cérebro não está completamente desenvolvido, isto deve-se ao facto de este desenvolver-se de uma forma lenta e assim, possuirmos um cérebro imaturo e inacabado.
 São todos estes factores como a lentificação, a plasticidade, a aprendizagem, a especificidade, que nos tornam diferentes das outras espécies. Somos a espécie dominante do planeta pois conseguimos arranjar, inventar, criar maneiras para o sermos, uma vez que somos seres sociais que pensamos.
 Muitas cabeças pensam melhor do que uma, ou seja, muitos cérebros pensam melhor do que um.
 
“ O nosso cérebro é o melhor brinquedo já criado, nele se encontram todos os segredos, inclusive o da felicidade “   Charles Chaplin
 
                                                                                                                                                    Ana joão Baptista
                                                                                                                 

 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário