quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Inacabamento Humano


O inacabamento humano tem duas vertentes a primeira o inacambamento mental – a prematuridade, e a segunda o inacabamento físico- a neotenia. A prematuridade consiste na capacidade de desenvolvimento mental, a nível da aprendizagem, etc. de maneira a conseguir obter um estado racional muito superior. Já a neotenia permite o crescimento físico sendo que o crescimento do cérebro nunca para.
O inacabamento humano traz bastantes vantagens pois possibilita evolução constante do ser humano, e é capaz de se adaptar consoante as condições em que se encontra. Somos portanto capazes de produzir um organismo cada vez mais complexo.
O ser humano nasce frágil, prematuro e sem preparação para enfrentar o meio. Esta desvantagem torna-se, porém, uma enorme vantagem no desenvolvimento humano porque é este inacabamento biológico que permitem a adaptação ao meio, a aprendizagem contínua e a relação interpessoal. 
O ser humano precoce é portanto um ser flexível com um programa genético aberto, logo é mais abundante em conhecimento do que se estivesse unicamente dependente dos instintos. Por sermos biologicamente inacabados temos maior flexibilidade, depois tendemos a criar um espaço próprio para ganhar estabilidade e adaptação, a que chamamos de cultura que damos aos nossos descendentes.
O inacabamento humano é portanto aquilo que nos distingue dos animais, pois possuímos uma grande flexibilidade de comportamentos, em grande parte imprevisíveis pois dependem do processo de adaptação ao meio.
André  Lopes


Sem comentários:

Enviar um comentário