domingo, 9 de dezembro de 2012

Ilusões de Ótica


“Nem tudo o que parece é.“





Às vezes o que estamos a ver não é aquilo que realmente parece, porque as aparências iludem, e deixam-nos com uma ideia errada do que está á nossa frente. As causas para este fenômeno podem ser fisiológicas ou cognitivas. Quando falamos de ilusão ótica retratamos um assunto muito relativo, pois aquilo que eu vejo, outra pessoa pode ver de uma maneira diferente. Imagine-mos que estamos numa sala com mil pessoas a assistir a um espetáculo, e eu pergunto:” O que estamos a ver, todas as outras pessoas conseguem ver da mesma maneira?”. A resposta é sim e não. Relativamente sim, absolutamente não. Encontramo-nos, num espaço físico onde mais nenhuma pessoa pode estar, logo, as imagens que vemos não são as mesmas para resto das pessoas. Isto implica que cada um está a ver o mesmo espectáculo de maneira diferente, porque todos têm ângulos de visão diferentes da nossa.

A visão de ótica não representa uma falha no processamento das imagens no cérebro, mas sim, a construção de uma imagem aproximada e fácil de ser interpretada pelo nosso cérebro.

Quando olhamos para alguma coisa, vemos aquilo que pensamos. Quando olhamos para um prato, vemos um prato, se olharmos para um gato, vemos um gato. Isto porque já temos assimilado o padrão das coisas para as quais estamos habituados a olhar, ou seja, a imagem que vemos está associada às formas já armazenadas no cérebro, visto que já a vimos inúmeras vezes, mas se for algo novo, então demoramos mais tempo a percebe-la, armazenando-a no nosso cérebro, guardando os detalhes mais importantes. Essa nova imagem deixa-nos admirados, deixando-nos curiosos, forçando-nos a gostar ou não. Este é o ponto de vista estimulado pela visão de ótica.

Tipos de Ilusões Óticas:

Ilusão Escondida

Escondidas: Imagens que a primeira vista não apresentam nenhum significado, mas depois de observar por alguns segundos ocorre a percepção da imagem.



Ambíguas: As imagens ambíguas, contém duas ou mais imagem na mesma figura. Seu sistema visual interpreta a imagem em mais de um modo.Embora a imagem pareceça constante, consegue-se ver duas imagens ao mesmo tempo.
Ilusão Ambigua


Impossíveis: Imagens que aparentemente são normais, mas observando mais atentamente vemos que são impossíveis.
Ilusão Impossivel
Ilusão de Letras

Letras: Os nossos olhos muitas vezes enganam, há várias formas e tipos de letras que interferem no nossao sistema visual. Principalmente as que envolvem escrita e cor, informações interpretadas por diferentes áreas do cérebro.




Geométricas: Formas geométricas são especialmente utilizadas para criar conflitos, geram um grande número de ilusões de óptica. Entre estas formas estão as figuras de Gestalt.
Ilusão Geométrica



Após Efeito: São imagens que depois de vistas revelam curiosos efeitos e novas cenas.
Ilusão Após Efeito

Estereogramas: Imagens em três dimensões que através de técnicas que utilizam o mecanismo visual binocular do ser humano, criam a sensação de profundidade em duas ou mais imagens bidimensionais do mesmo objecto representado através de perspectivas diferentes.
Ilusão de Estereogramas

A conclusão que podemos retirar é que: Olhar é a função dos olhos; Ver é a reação quimica de pigmentos dos olhos em contato com a luz; Apreciar é o dom de vislumbrar as verdades e conhecer os detalhes do mundo e das coisas, porque tal como se diz " Nem tudo o que parece é ".
 
Marta Teixeira


Sem comentários:

Enviar um comentário