sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Qual Será a Origem da Humanidade?



Como todos sabemos a origem da humanidade continua a ser um mistério, mesmo em pleno século XXI. Com a evolução dos tempos e das necessidades do ser vivo, o Homem sentiu o desejo de arranjar respostas a certas perguntas com fundamento. Uma das questões que se impôs foi a seguinte: “Qual será a origem da humanidade?”. Eis uma questão pertinente. Quando e onde é que a humanidade teve início? Que todos nós temos um ancestral comum, é um facto, mas onde e quando é que ele viveu? Como é que ele apareceu? Todos temos o direito de nos questionarmos acerca disto, afinal trata-se de um capítulo da História do Mundo, trata-se de um bocadinho de cada um de nós.

 Através do avanço da tecnologia aliada à evolução da ciência desenvolveram-se várias teorias que, sendo hipóteses, podem facilmente tornar-se falseáveis mas não necessariamente erradas ou dúbias. Uma resposta e talvez a mais antiga é a teoria desenvolvida pela religião que, segundo a Bíblia, Adão e Eva foram o primeiro casal criado por Deus. Adão é dito como sendo o primeiro ser humano. Este novo ser teria sido criado à imagem e semelhança de Deus para dominar todas as criaturas terrestres. Já Eva, sua esposa, foi criada a partir de uma das costelas de Adão. Apesar de esta hipótese ter sido antigamente muito aceite, apresenta várias lacunas e um facto é que os livros, e a Bíblia não é excepção, vêm os seus textos adaptados e traduzidos ao longo dos séculos por isso, é normal que o que chega até nós seja diferente do que foi dito e escrito primeiramente.


À parte da religião, foram desenvolvidas outras suposições uma delas é a Teoria do Macaco Aquático. Esta hipótese defende que apesar de o ser humano ser semelhante ao nível da genética com os primatas possui varias características totalmente distintas destes animais. Um exemplo dessa dissemelhança é a pequena quantidade de pêlos no corpo, a postura erecta e uma grande quantidade de gordura subcutânea. Outra característica é a capacidade que o Homem tem de nadar e mergulhar a profundidades muito grandes, coisa que poucos ou nenhum animal terrestre consegue fazer. Esta teoria não apresenta cientificamente dados nem testes que confirmem totalmente a sua validade. Alguns dos argumentos usados são fictícios. Por exemplo, a capacidade de ao mergulhar conter a respiração não é exclusivamente humana nem dos animais aquáticos mas sim, uma característica de todos os vertebrados.



Actualmente a teoria mais aceite é a Teoria da Savana. Segundo esta hipótese os antepassados dos seres humanos deixaram a vida arborícola, ou seja, “desceram das árvores” e como que se “amoldaram” a uma vida em campos abertos. Isto aconteceu devido às mudanças climáticas, as grandes florestas foram gradualmente se tornando cada vez mais rarefeitas, substituídas por vegetação mais rasteira, constituindo assim as savanas de hoje. Esta mudança fez com que não houvesse mais frutos nem árvores para se esconderem num ambiente favorável a grandes predadores. Este novo ambiente permitia ao símio caminhar em pé, fazer grandes caminhadas à procura de alimentos “libertando-lhe” as mãos, usando-as também para elaborar artefactos para sua defesa. Estes animais são os agora conhecidos, Australopithecus. A sua estrutura social era parecida com a dos chimpanzés actuais e a sua dentição é semelhante à dentição humana mas com grande capacidade de trituração, típica de animais que se alimentam de sementes e outras partes fibrosas, como vimos no excerto do filme “2001: Odisseia no espaço”. Com o passar dos anos começaram a aparecer nestas regiões outros tipos de hominídeos cujo género se denomina Homo. Por exemplo, homo sapiens, homo habilis
Para mim, a questão da origem da humanidade ainda não esta totalmente esclarecida. Apesar de já existirem várias teorias, elas não passam disso mesmo, teorias que a qualquer momento podem se tornar falsas. Estas teorias têm várias deficiências, nomeadamente a falta de provas científicas que as façam passar de hipóteses a algo que seja indubitavelmente aceite por todos, uma “lei”. À parte destas falhas, na minha opinião a teoria mais aceite é a Teoria da Savana. É a que comtempla a evolução do Homem a partir do Macaco, a bipedia que foi um dos grandes feitos históricos para a evolução do Homem e o “desenvolvimento do cérebro” através da manufacturação de artefactos. É curioso ver o que supostamente já fomos... Aqui fica a questão: Será que o ser humano ainda vai continuar a evoluir ou nós somos o pico da evolução?

Bebiana Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário