quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Natureza e cultura Humana


Existe uma natureza humana universal composta por grupos humanos particulares provenientes de nações, culturas, classe social e posturas diversas. Tais grupos se igualam na sentimentalidade, na dor, valores e demais sentidos.
Algo é natural desde que exista e se manifeste por uma necessidade independente da ação e intenção humana, assim como a gravidade rege corpos e objetos no solo. a natureza humana faz parte da "Natureza" em seu todo. A natureza é a ciência e a desencadeadora da funcionalidade dos ambientes e dos organismos vivos.
Se a natureza humana é responsável pela existência da capacidade de chorar, pensar, sentir e sorrir no ser humano, dizer que o homem não chora ou não pode chorar é uma contradição à própria necessidade humana. O ser humano não é construído somente a partir da sua natureza  mas tambem a partir de comportamentos, identidades, modos e expressões formadas dentro da sua cultura e história político-económica e social.
O termo cultura é expressa como habilitação de preparo a alguém. Em esfera coletiva, a cultura qualifica um grupo de pessoas ou nação, por exemplo : a cultura portuguesa, francesa, espanhola, etc.
As qualificações culturais distinguem grupos. É contraditório afirmar que o popular é inculto, se ao mesmo tempo há uma cultura popular que expressa símbolos e sabedoria originada e destinada ao povo.
Em todas as raças e populações mesmo sendo popular, nós temos que tentar integrar na cultura dessa determinada raça para nos podermos socializar com eles.


Paulo Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário