quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Cultura


Todos reconhecemos que existem várias culturas que se distinguem entre si. Variam no tempo e no espaço, com as épocas e momentos históricos, de lugar para lugar, pelo que não há uma cultura, mas múltiplas. Povos de diferentes regiões não se comportam, vestem ou agem da mesma maneira. Mas afinal o que significa CULTURA?
Mais do que crenças, arte, costumes, leis, a cultura funciona como um todo. Quando nascemos, já estamos sujeitos a uma determinada cultura que se irá reflectir na maneira como nos relacionamos, pensamos e agimos na sociedade, naquilo que consideramos aceitável ou não, bonito ou feio: "É a cultura que confere ao indivíduo características humanas". 

J.M. AUZIAS escreveu que " A cultura transforma a natureza e torna-se, por sua vez, uma segunda natureza." Estou de acordo pois cada cultura possui padrões, modelos (padrões culturais), razão pela qual nos vestimos de determinada maneira, não comemos certos alimentos, estendemos a mão para nos cumprimentarmos... Que nós à partida não reflectimos sobre eles, já que sempre presentes, tornam-se tão familiares que acabamos por não ter consciência da sua existência. 

Não podemos considerar os padrões culturais estáticos, pois estão constantemente em mudança levando assim ao aparecimento de criações culturais novas (novos hábitos, novas matérias-primas, novos alimentos, novas formas de fazer e compreender o mundo), como quando se estabelece contacto com outras culturas e nos deparamos com elementos até aí estranhos - ACULTURAÇÃO.

Ana C. Monteiro

Sem comentários:

Enviar um comentário