terça-feira, 23 de outubro de 2012

Relações interpessoais e precoces



Relações interpessoais, são todos os contatos entre pessoas. Nesse âmbito encontra-se um infindável número de variáveis como: sujeitos, circunstâncias, espaços, local, cultura, desenvolvimento tecnológico, educação e época.

As relações interpessoais ocorrem em todos os meios, no meio familiar, educacional, social, institucional, profissional e estão ligadas aos resultados finais de harmonia, avanço e progressos ou na estagnações e agressão.

Por exemplo:

Na relações interpessoal entre professor e alunos se dá a construção de vínculos com a aprendizagem.

Determinadas disciplinas, a partir de um tipo negativo de relações interpessoais com o professor, podem gerar nos alunos um desinteresse ao assunto, como também, relações interpessoais positivas podem alterar o interesse, fazendo com que os alunos passem a gostar e interessar-se pelo assunto.

Assim, o professor pode estabelecer um vínculo favorável ou desfavorável para um determinado conhecimento, pela relação interpessoal que estabelece com os seus alunos.




Relação precoce é uma relação recíproca que tem por base um conjunto de comportamentos ( sorrir, chorar, vocalizar ... ) que nos primeiros tempos de vida permite estabelecer a ligação afetiva entre mãe e filho.

As relações precoces são uma necessidade básica, independente de outras necessidades como a alimentação, de ligação do bebé á mãe e desta ao bebé.

Exprime-se através de um conjunto de comportamentos característicos de cada espécie.

Em suma, as relações, tanto as interpessoais como as precoces, são importantes no quotidiano de um ser humano pois são estas que garantem a harmonia e o entendimento entre as pessoas.

Marcelo Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário