O sistema nervoso é constituído por um conjunto de estruturas que recebem a informação, comunicam-na, coordenam-na e organizam os comportamentos, desde os mais simples (reflexos) aos mais complexos como o pensamento, a memória, a imaginação e a linguagem. Em ambos os comportamentos estão envolvidos três tipos de neurónios: neurónios aferentes ou sensoriais, neurónios eferentes ou motores e neurónios de conexão ou interneurónios.
Comportamento complexo
Enquanto pensamos, no nosso cérebro, milhões de neurónios,organizados em redes, trocam informações sob a forma de descargas
elétricas e químicas.
O sistema nervoso é constituído essencialmente por dois tipos de células: as células gliais ou células da glia e os neurónios ou células nervosas. O neurónio é elemento estrutural básico do sistema nervoso. É constituído por o corpo celular, as dendrites e o axónio.
No senso comum consideramos que “vemos com os olhos”. Apesar da maior parte dos processos iniciar-se nos orgãos dos sentidos (visão, audição,etc.), conhecidos como mecanismos de receção ou recetores, as informações captadas são interpretadas e tratadas pelo sistema nervoso central (cérebro e espinal medula) e sistema nervoso periférico (sistema nervoso somático e sistema nervoso autónomo), que coordena, processa e determina as respostas aos estímulos que receberam, Mecanismos de coordenação ou de processamento. Os efetores ou os mecanismos de reação são responsáveis por efetuarem as respostas aos estimulos, constituídos sobretudo por músculos e glândulas.
Ana Monteiro
Sem comentários:
Enviar um comentário