sábado, 26 de janeiro de 2013

Lesões nos Lobos Cerebrais



Os lobos cerebrais são áreas muito importantes do cérebro humano responsáveis por várias funções que nos permite ter uma vida independente e conseguir responder a estímulos. Lesões nestas áreas limitam toda a vida do ser humano porque normalmente são lesões muito graves. Existem quatro lobos no cérebro humano. O lobo central (localizado na parte da frente do cérebro usualmente designada por testa), o lobo temporal (situado na parte lateral do cérebro mesmo por cima da zona das orelhas), o lobo parietal (localizado na parte superior do cérebro) e, por último o lobo occipital (situado na parte de trás do nosso cérebro). 



 A epilepsia do lobo frontal é uma caracterizada por ataques com o foco nesta área do cérebro. Normalmente ocorrem movimentos que envolvem o rosto e as extremidades superiores. Os ataques nestas regiões frontais podem estar associados com revirar da cabeça e olhos, tipicamente distantes do lado de foco do ataque. Os ataques do lobo frontal podem ser causados por um processo de doença identificável, como lesões traumáticas. 



O Alzheimer é uma doença degenerativa e que até ao momento não tem qualquer tipo de cura. Esta doença é a principal causa de insanidade em pessoas com mais de 60 anos. Afecta as áreas responsáveis pela memória e aprendizagem, ou seja, o lobo temporal. O primeiro sintoma e o mais comum é a perda de memória que é confundido muitas vezes com o stress excessivo ou com o aumento da idade. Com o avançar do tempo e consequentemente com o avançar da doença as pessoas que sofrem da mesma experimentam confusão mental, alterações de humor, falhas na linguagem e perda da memória a longo prazo. Os neurónios vão morrendo e a quantidade de neurotransmissores diminui aumentando com isto a dificuldade em reconhecer e identificar objectos (agnosia) e na execução de movimentos (apraxia).





A cegueira é uma doença na qual existe a falta de percepção visual devido a factores fisiológicos ou neurológicos. A cegueira cortical é a perda total da visão em todo ou em parte do campo visual devido a uma disfunção ou dano no lobo occipital.





Concluindo, todos os tipos de prevenção destas doenças devem ser tomadas. No caso do Alzheimer a estimulação cerebral é indispensável. O estudo, o jogo do dominó, fazer dietas controladas apesar de não fazerem com que a doença não apareça são importantes no mínimo para atrasar o aparecimento e travar o avanço desta doença que leva à decadência do ser humano que a porta. Em suma, o cérebro é um órgão fantástico do qual ainda se desconhece muitas funcionalidades. Apesar do mistério que ainda paira sobre ele, mesmo com o avanço da tecnologia, todos sabemos que é o órgão mais importante que o ser humano poderia ter.


Bebiana Costa 
Bibliografia: http://www.infoescola.com/anatomia-humana/lobos-cerebrais/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mal_de_Alzheimer


Sem comentários:

Enviar um comentário