O inconsciente é um termo psicológico com dois significados: processos mentais sem a intervenção da consciência e a teoria psicanalítica.
Freud, psiquiatra austríaco, desenvolveu o conceito de teoria psicanalítica, que consiste em descrever a etiologia dos transtornos mentais, a personalidade e desenvolvimento do homem, com isto Freud desenvolveu um tipo de psicoterapia.
O inconsciente é nos mostrado através de comportamentos inesperados, humor, lapsos na linguagem (gaffes) e incoerência de pensamentos. Como por exemplo o olhar de uma pessoa quando passa na rua, temos uma certa perceção sobre essa pessoa pois o inconsciente associa o olhar, a um outro que nos causa incomodo porque nos faz lembrar o olhar de um tio mal humorado.
O inconsciente prevê/ antecede acontecimentos muito mais rapidamente que a consciência daí que nós não vivemos realmente o presente pois este é percecionado pelo inconsciente.
Concluindo, a inconsciência é algo que faz parte de todos nós, e agora que ficamos a saber o que é, não podemos dizer que fazemos escolhas sem pensar, e consequentemente não termos responsabilidades por elas.
André Lopes